Sustentabilidade
O que é desenvolvimento sustentável? Saiba tudo sobre esse conceito

O que é desenvolvimento sustentável? Saiba tudo sobre esse conceito

Você saber realmente o que é desenvolvimento sustentável? O que casas inteligentes, carros elétricos, roupas ecológicas, hotéis ecológicos e cafés ecológicos têm em comum? Seus criadores garantem que os projetos não sejam apenas bem-sucedidos, mas também “sustentáveis”.

O termo “sustentabilidade” está se tornando cada vez mais arraigado em várias áreas da vida e dos negócios. Essa é, sem exagero, a tendência global mais atual que vem ganhando adeptos rapidamente. São tantas informações que é fácil se perder nelas. Diremos a você o que é desenvolvimento sustentável e quais bons hábitos ajudarão a melhorar a vida de todos e do mundo como um todo.

desenvolvimento sustentavel

O que é desenvolvimento sustentável?

Desenvolvimento sustentável significa garantir que atender às necessidades da geração atual não vá contra os interesses das gerações futuras. Muitas são as definições desse conceito, mas todas se resumem ao fato de que o crescimento (econômico, social, pessoal) deve levar em conta as perspectivas de desenvolvimento de longo prazo e não prejudicar o meio ambiente.

Leia mais: A morte da fauna marinha

O desenvolvimento sustentável envolve o progresso social e econômico e a criação de um mundo honesto, abundante e confortável no qual todos são responsáveis ​​pelo meio ambiente.

As questões de desenvolvimento sustentável têm sido tratadas no mais alto nível desde 1972. Foi então que a Conferência do Meio Ambiente da ONU foi realizada em Estocolmo pela primeira vez . Posteriormente, em 1992, a ONU aprovou uma declaração, princípios e metas para o desenvolvimento sustentável.

E hoje o termo sustentabilidade se tornou o termo definidor para muitas organizações públicas e privadas. Grandes empresas com reputação mundial começaram a falar abertamente sobre quais recursos do planeta utilizam e que medidas estão tomando para reabastecê-los.

O termo “desenvolvimento sustentável” é usado em todo o mundo para descrever o progresso que atende às necessidades da geração atual, mas ao mesmo tempo leva em consideração as necessidades das gerações futuras.

Sobre o conceito

O conceito de desenvolvimento sustentável é baseado em uma ideia muito simples – proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos, tanto os vivos quanto as gerações futuras. Ou seja, para o desenvolvimento harmonioso da sociedade, aliado aos benefícios econômicos, é necessário levar em conta as consequências ambientais e sociais das atividades, bem como pensar nas consequências de curto e longo prazo das decisões tomadas.

O conceito de desenvolvimento sustentável requer a participação de órgãos governamentais, representantes da sociedade civil e do empresariado.

O termo “desenvolvimento sustentável” apareceu originalmente no uso de recursos naturais. Este termo foi entendido como tal sistema de exploração de recursos naturais, no qual estes não se esgotam e têm a possibilidade de reprodução natural. Vários anos de trabalho na direção do desenvolvimento sustentável mostraram que, se os problemas ambientais forem resolvidos em conjunto com as questões sociais e econômicas, a eficácia das soluções aumenta significativamente.

Em outras palavras, faz sentido adotar uma abordagem integrada para o desenvolvimento sustentável. De acordo com a Comissão Mundial das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento: “Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que atende às necessidades da geração atual de pessoas, mas não compromete o direito das gerações futuras de atender às suas necessidades”.

O tema do desenvolvimento sustentável está se tornando cada vez mais popular. Ainda na Cúpula Mundial – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992, foram discutidos os problemas do desenvolvimento sustentável do planeta.

Os chefes de 179 países ao redor do mundo adotaram a Agenda para o Século 21, um plano de ação global sem precedentes para o desenvolvimento sustentável e uma grande conquista para garantir que as questões ambientais, econômicas e sociais sejam tratadas de forma integrada por meio de uma única estratégia.

A Agenda 21 contém mais de 2.500 recomendações, incluindo propostas detalhadas sobre como superar padrões de consumo ineficientes, combater a pobreza, proteger a atmosfera, os oceanos e a diversidade biológica e promover uma agricultura sustentável.

reciclar

Desenvolvimento sustentável de cada um de nós

Os fabricantes conscienciosos e progressistas se esforçam para minimizar os danos que causam ao meio ambiente. Já os consumidores querem fazer o mesmo, optando por um consumo consciente e sustentável. Mudar para o consumo ecológico significa comprar bens de acordo com o princípio da segurança do meio ambiente e dos organismos vivos. Na verdade, às vezes muitas coisas inesperadas podem estar ocultas por trás da composição e do método de produção: por exemplo, detergentes para lava-louças podem ser a razão para o desaparecimento de algumas espécies de peixes.

No nível doméstico, o consumo sustentável pode ser compreendido como uma ciência – há muitos novos conhecimentos e habilidades a serem adquiridos no processo: desde a leitura de rótulos ecológicos até como preparar alimentos e usar dispositivos eletrônicos corretamente.

A ONU identifica apenas 17 metas de desenvolvimento sustentável. Isso inclui boa saúde e bem-estar, educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, consumo e produção responsáveis, conservação do ecossistema, água potável e energia.

Desenvolvimento sustentável nos dias de hoje

Recentemente, as questões do desenvolvimento sustentável e autossuficiente da humanidade, que não esgota os recursos naturais, estão ganhando cada vez mais popularidade, o público está prestando atenção a elas, os governos os estão levando em consideração na formulação de leis. Isso significa que esses problemas estão se tornando cada vez mais importantes para os negócios.

Não se trata apenas e não tanto sobre o impacto que os negócios podem ter na existência sustentável da humanidade, ou como isso pode ser alcançado, mas também sobre como abordar as questões relacionadas à sustentabilidade afeta os negócios.

Uma empresa pode não considerar alcançar a sustentabilidade como estrategicamente importante ou não abordar essas questões, no entanto, a necessidade de sustentabilidade ainda determinará como ela faz negócios. Um negócio sustentável é aquele que pode sobreviver a longo prazo.

Problemas de acessibilidade e volatilidade nos preços dos recursos, demanda do consumidor, pressão dos investidores, atração e retenção de talentos, o surgimento de novos mercados e o desaparecimento dos antigos, mudanças nas transações financeiras – esta é apenas uma lista parcial do que é afetado pelo problema de sustentabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *