Sustentabilidade
Posso coletar água da chuva?

Posso coletar água da chuva?

O aproveitamento da água da chuva é uma das fontes de economia de energia, até porque esse recurso, caindo do céu, não é pago!

A água é a substância mais comumente encontrada na natureza. Aproximadamente 80% de toda a superfície da Terra é coberta por água. Se todas as reservas de água do mundo forem consideradas 100%, então 97% é água salgada (mares e oceanos), 2% é água congelada e apenas 1% é água doce.

A cada três anos, o Programa Mundial de Avaliação da Água das Nações Unidas (WWAP) publica o Relatório Mundial das Nações Unidas, que fornece a avaliação mais abrangente do estado dos recursos de água doce do mundo.

O relatório enfatiza que muitos países já alcançaram o máximo no uso da água: o consumo de água doce triplicou na última metade do século. Grandes partes do mundo em desenvolvimento continuam tendo acesso desigual a água potável, tratamento de água para a produção de alimentos e tratamento de águas residuais. Se nada for feito, quase cinco bilhões de pessoas, cerca de 67% da população mundial, ficarão sem água potável até 2030.

Vamos descobrir para que usamos água da torneira em nossa vida diária:

Como mostra o diagrama, 50-60% da água usada em casa pode ser economizada usando a água da chuva. Lavar com água da chuva suave reduz o uso de detergentes, regar com água morna tem um efeito benéfico no crescimento das plantas.

Quem morava no campo, eu acho, lembra muito bem como os avós colocavam barris, latas e bacias sob cada tempestade, recolhendo a água da chuva. A gente lavava com essa água, regava as plantas, lavava.

Pensando na necessidade de economizar água potável e economizar no orçamento familiar, é claro que surgem dúvidas, principalmente sobre a segurança do uso da água da chuva, bem como sobre a escolha correta dos equipamentos e a instalação do sistema.

Tentaremos responder a algumas das perguntas mais comuns relacionadas à coleta, armazenamento e uso da água da chuva.

– Quais componentes um sistema de coleta de água da chuva deve incluir?

Soluções muito simples e econômicas são as mais básicas. Se você tem um grande jardim que requer muita água, ou se deseja usar a água da chuva em sua casa, recomendamos o uso de um sistema subterrâneo. Você deve sempre instalar um filtro na frente do tanque. Para extrair a água do tanque, você precisará de uma bomba instalada no jardim ou de uma bomba submersível no tanque.

Os sistemas para usar a água da chuva em uma casa exigem algumas modificações no abastecimento de água para aparelhos onde água não potável pode ser usada. O fornecimento ou a mistura de água da chuva com água potável deve ser excluída. Ao mesmo tempo, se o reservatório estiver vazio, as redes internas de abastecimento de água são automaticamente comutadas para abastecimento de água potável. Recomendamos o uso de um filtro lavável para obter a melhor qualidade da água.

– Onde localizar o tanque de coleta de água da chuva?

Você pode coletar a água da chuva em tanques localizados no subsolo para armazenamento de longo prazo, uso em casa, irrigação, etc. Recipientes terrestres são mais usados para regar as plantas do jardim e as flores.

Um tanque subterrâneo é ideal para armazenar água da chuva porque o solo protege o tanque da luz e do calor. A temperatura da água do reservatório subterrâneo varia de 6 ° a 12 ° C durante todo o ano. Algas e microorganismos não podem se formar devido à escuridão e baixas temperaturas constantes, garantindo uma qualidade consistente da água.

O tanque de água da chuva acima do solo deve ser o mais opaco possível. Para evitar o aquecimento excessivo da água, não deve ser instalado sob a luz solar direta.

– Qual é o tamanho do tanque de água da chuva?

O tamanho do tanque de água da chuva é determinado principalmente por três fatores:

  • Precipitação na região
  • Tamanho da área de drenagem
  • Procura de água da chuva. Em climas áridos, o recipiente maior pode coletar toda a chuva, incluindo água derretida e chuva antes da estação seca. Essa água pode ser suficiente, se usada economicamente, para todo o verão.

– É seguro lavar a roupa com água da chuva?

A água da chuva é isenta de dureza e cal e oferece grandes vantagens em relação à água da torneira, que costuma ser de composição mais complexa. Usar água da chuva macia requer menos detergente – amaciantes e descalcificantes. Os resultados da lavagem melhoram em geral e você está ajudando a proteger o meio ambiente.

A maioria dos germes entra na máquina de lavar por meio da roupa suja, não pela água da chuva. Alguns fabricantes de máquinas de lavar até recomendam o uso de água da chuva para obter os melhores resultados de lavagem. A luz ultravioleta que incide na superfície do telhado mata todos os germes e bactérias que podem chegar lá.

– Com que freqüência você tem que limpar o sistema de coleta de água da chuva?

Os tanques de água da chuva com filtro na entrada e com fluxo constante e sifão de transbordamento devem ser limpos a cada 10-15 anos. Com o tempo, uma camada de sedimento se forma no fundo do reservatório de água da chuva. Isso é muito importante para a qualidade da água, pois as bactérias do lodo estão envolvidas na purificação da água. A remoção frequente do sedimento irá destruí-lo.

A drenagem da água da chuva para o tanque não deve elevar o sedimento sedimentado e agitar a água fortemente.

O transbordamento do reservatório de água da chuva através do sifão de transbordamento limpa regularmente o reservatório de água da chuva de matéria flutuante (por exemplo, pólen).

Na saída do tanque, é necessário instalar um dispositivo de transbordamento com sifão e rede para proteger o tanque de odores e roedores.

A frequência com que você deve limpar os filtros depende dos tipos de filtros e das condições locais.

Por exemplo, o filtro de limpeza autolimpante GRAF Optimax-Pro geralmente só precisa ser verificado uma ou duas vezes por ano.

– Como garantir a qualidade ideal da água?

Os sistemas de coleta de água da chuva GRAF usam um processo de purificação em vários estágios para garantir a qualidade da água consistentemente alta:

Primeira fase de limpeza

Primeiro, a água da chuva é purificada usando um sistema de filtro patenteado. A água purificada entra no reservatório e as partículas de sujeira são lançadas no sistema de esgoto junto com uma pequena quantidade de água. GRAF oferece diferentes sistemas de filtro para cada situação.

Segunda etapa de limpeza

Para sedimentar as partículas de sujeira muito finas (<0,35 mm), a água filtrada é direcionada através de uma saída de fundo no fundo do tanque. Isso evita a mistura constante da água e a adição de oxigênio à água no fundo do tanque e mantém a água limpa e fresca.

A terceira etapa da limpeza

Partículas mais leves que a água (como o pólen) formam uma camada flutuante na superfície. O leito flutuante é removido por meio de um sifão de transbordamento instalado no tanque quando o tanque transborda. Portanto, é importante encher o reservatório regularmente para garantir uma qualidade consistente da água.

Quarta etapa de limpeza

A captação da água da chuva do tanque é feita por meio de aspirador flutuante, com válvula de retenção e filtro suspenso na bóia. A melhor qualidade da água pode ser encontrada aqui (cerca de 10 cm abaixo da superfície).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *